Festas e tradições
São Nicolau, no seu isolamento, tem mantido muitas tradições quase intactas, em cada aldeia vai ser fácil de encontrar festivais dedicados a este ou àquele santo, onde os moradores do lugar cozinham nas ruas deliciosos pratos locais em fogões a lenha, enquanto chegam pessoas provenientes de toda a ilha para participar da festa que dura vários dias e anima o país com música, dança e jogos.
Fevereiro:
Terça-feira de Carnaval , na localidade de Ribeira Brava e Tarrafal; acontece ao longo das ruas da ilha, desfiles com fantasias e carros alegóricos.
Abril:
Pascoela, nas localidades de Caleijão Estância de Baixo; corresponde ao Domingo de Páscoa, como tradição, começa com a missa e a procissão, seguindo pela rua, a vida das festividades é representada por uma competição de hipismo.
2º domingo de maio:
Nossa Senhora de Monte Cintinha, na localidade de Cachaço e proximidades.
24 de junho:
Dia de S. Joao Baptista, na localidade de Praia Branca e Carvoeiros; acontece em todo o arquipélago, atrai centenas de pessoas a ilha, incluindo os migrantes que escolhem esta época do ano para voltar e curtir a festa.
29 de junho:
Dia de S. Pedro, na localidade de Ribeira Brava e Campino se festeja como todos os outros santos populares, com desfiles e danças. O domingo depois de S. Pedro: Dia de S. Pedrinho, na localidade da Praia da Prainha.
Agosto:
Festival de música, nas localidades de Praia da Telha e Prainha; o uso de instrumentos originais como a concha ou ferro, o acordeão, os tambores da Tabanka e outros instrumentos acústicos criam uma mistura entre música tradicional e da evolução natural da música nos tempos modernos.
Setembro:
Festival de água doce, na localidade de Ribeira da Prat.
1º domingo de outubro:
Nossa Senhora do Rosário, na localidade de Ribeira Brava; o ponto mais alto da celebração é a missa solene, seguida de procissão, muitas atividades culturais, esportivas e recreativas animadas por ribeirabravenses.
1º domingo de dezembro:
Dia de S. Francisco, na localidade de Tarrafal.
6 de dezembro:
Dia do Município, na localidade de Ribeira Brava.
O batismo é um dia especial e é típico da tradição curiosa do "guarda-cabeça", que significa: o guarda da cabeça. Realiza-se à meia-noite, entre o sexto e sétimo dia após o nascimento e é para proteger a cabeça do bebê das influências negativas das bruxas e espíritos malignos, fazendo barulho, comendo e dançando.