Informações para o viajante
Documentos:
para a entrada nas ilhas do arquipélago de Capo Verde é necessário o Passaporte válido e o visto turístico, emitido pela embaixada e pelos consulados cabo-verdianos.
Visto turístico de entrada:
deve ser solicitado através da embaixada de Cabo Verde no Brasil para cidadãos brasileiros e em Portugal para cidadãos portugueses ou através dos Consulados Honorários existentes em cada um dos países. É possível também a aquisição deste na fronteira, sendo necessário o pagamento de uma taxa.
Vacinações:
não são exigidas, são aconselhados medicamentos de primeiros socorros, além de, medicamentos específicos de frequente utilização e protetores solares com alta proteção.
Clima:
é tropical seco, caracterizado por uma temperatura média de 26ºC e com um breve período de chuvas que começa a partir de setembro até outubro; no mar a temperatura da água oscila entre os 20º até 25ºC.
Língua:
a língua oficial é o Português, já aquela comum é o Crioulo Cabo-verdiano, que se diferencia de ilha em ilha.
Cambio:
a moeda local é o Escudo Cabo-verdiano, equivalente a cerca de € 0,009.
Fuso horário:
o inteiro arquipélago de Cabo Verde é -1 horas em comparação a hora solar portoguesa e + 2 da hora solar brasileira.
Vestuário:
roupas leves em todas as estações, se aconselha roupas mais quentes para a noite e para as excursões em montanha.
Artesanato e Souvenir:
cd de música cabo-verdiana, objetos em terracota, madeira, coco, tecidos batik e produtos alimentares, tais como o atum de São Nicolau, o Grogue uma bebida alcoólica feito a partir da cana-de-açúcar.
Deslocamentos:
na ilha é possível se deslocar com os aluguer, os mini-ônibus e táxi coletivos.
Telefonia:
o prefixo para ligar para Portugal é 00351 e para o Brasil é 0055. Verificar as condições de roaming com seu próprio operador telefónico.
Aeroportos:
oito dos quais quatro internacionais (Sal, Praia, Boa Vista e São Vicente), as ilhas estão ligadas por voos domésticos realizados pela Cabo Verde Airlines.
Coligamentos:
em São Nicolau o aeroporto está localizado na área da Preguiça, a uma curta distância da Ribeira Brava e cerca de 30 Km do Tarrafal, é possível encontrar voos nacionais com frequência diária. Pelo mar, a ilha é conectada com São Vicente, Sal e Boa Vista.
Conexão com a Europa:
os voos são assegurados pelas seguintes companhias aéreas: TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde), com cinco voos semanais para Portugal, um voo semanal para a Holanda, Paris, Madrid, Mônaco; a TAP ( Transporte Aéreo de Portugal), com cinco voos semanais para Portugal; a TUI com voos para a Irlanda, Reino Unido, Alemanha; e a NEOS, com vários voos charter semanais para os operadores turísticos.