São Nicolau
A ilha de São Nicolau tem uma forma triangular e e impressiona com o seu encanto selvagem e contrastante, feita de montanhas verde e vales áridos, onde se concentra a maioria da população.
O centro principal é Ribeira Brava, banhada por um rio denominado pelo mesmo nome. Esta graciosa cidadezinha , com ruas estreitas, numerosas praças, belos jardins e palácios elegantes, onde se lê a história e a influência colonial.
A área de Cachaço, Parque Nacional do Monte Gordo, atrai o turismo dos caminhantes amantes da natureza e tranquilidade, pois podem admirar um panorama extraordinário. Na base do Monte Gordo, há o vale de Fajã, com o cultivação de mamão, manga, banana, milho e batata.
É um ponto para destacar a existência de espécies botânicas raras, como Dragoeiro, que em São Nicolau é agora um símbolo do país. Na costa sul surge Preguiça, um pequeno porto de pescadores, uma meta interessante para apreciar a paisagem do vulcão "Caldeira".
A vizinha praia escura da Galé é uma ótima parada para um bom banho. Em direção a costa Sul-Ocidental se chega a Tarrafal, a segunda localidade mais popular da ilha famosa por suas areias negras, vale lembrar aquela denominada Ponta do Barril e não esquecer das belas praias brancas de Baixo de Rocha, um canto exótico deste pedaço de ilha.
Percorrendo a estrada entre as montanhas e o mar se chaga a Ribeira da Prata, nesta localidade se encontra a Rocha Escribida que é uma grande rocha solitária e remota, de origem desconhecida, com caracteres dificilmente decifráveis que alguns atribuem aos primeiros visitantes do arquipélago, outros aos piratas.